Para manter o sucesso do setor de seguros alemão, departamentos comerciais e de TI precisam ser parceiros estratégicos

A TI é fundamental para promover a inovação e a transformação digital no setor de seguros
MUNIQUE Alemanha e LONDRES Reino Unido, 18 julho, 2017

​A Guidewire Software, Inc. (NYSE: GWRE), fornecedora de softwares para seguradoras gerais, destaca em seu mais recente dossiê a importância da inovação voltada para a tecnologia e orientada pela TI para o sucesso contínuo da indústria de seguros alemã. Essa conclusão é baseada em um estudo recente, financiado pela Guidewire e realizado pela EY Innovalue e a Universidade de St Gallen, que pesquisou seguradoras alemãs, de vários tamanhos e com focos variados. Os participantes foram questionados sobre o impacto da digitalização dos negócios nos departamentos de TI. O estudo confirmou que a maioria das seguradoras já passa por um nível moderado de digitalização e que o setor reconhece a importância desse processo. Porém, há uma separação entre as estratégias comerciais e de TI, além de uma abordagem ad hoc da digitalização que carece de integração operacional.

O estudo recomenda melhorias em três áreas gerais:

• Processos: devem seguir em direção a mais automação e uso de metodologia ágil;

• Pessoas e organização: as seguradoras devem reduzir as lacunas de conhecimento, reter e treinar a equipe existente e recrutar de maneira proativa novos funcionários com as habilidades técnicas necessárias; e

• Tecnologia e infraestrutura: aumento da cooperação com a área comercial, maior foco no cliente, processos otimizados (incluindo integração com novas tecnologias e o uso de software padrão).

“A Guidewire reconhece a necessidade da TI na transformação digital e a importância de seu papel em promover a inovação das empresas como um todo”, diz René Schoenauer, gerente de marketing de produtos para EMEA, Guidewire. “A digitalização tem um papel crucial no suporte ao aumento da interação entre os diferentes públicos no setor de seguros. Atualmente, a era da interação, ou era do engajamento, se caracteriza pelas tecnologias digitais que colocam os clientes em primeiro plano. O desafio é criar uma experiência do cliente abrangente, incluindo personalização, interação conveniente em dispositivos móveis e multicanais, além de serviço rápido. A tecnologia moderna de TI, com sistemas principais, portais digitais e análises de dados, dá suporte à interação em tempo real de ponta a ponta e é crucial para uma verdadeira experiência digital do usuário.”

Em mais de 300 projetos de implementação em todo o mundo, a Guidewire acumulou uma vasta experiência trabalhando com seguradoras gerais de todos os tamanhos. Em projetos “ágeis”, nos quais equipes interfuncionais são capacitadas para tomar decisões, os projetos podem ser rápidos, flexíveis e muito bem-sucedidos. Segundo os clientes da Guidewire, um dos fatores mais importantes em projetos bem-sucedidos é a estreita colaboração entre os departamentos comercial e de TI. A metodologia “ágil” e os softwares de boa qualidade também têm um papel importante.

“No passado, os departamentos de TI costumavam ser limitados à função de provedor de serviço interno”, comentou Keith Stonell, diretor-executivo para EMEA da Guidewire. “Com uma melhor colaboração multifuncional e a maior utilização de métodos ágeis, a equipe de TI fica mais bem posicionada para lidar com projetos maiores, mais rápidos e mais sincronizados. Para garantir o sucesso contínuo das seguradoras alemãs, os departamentos de TI devem ser constantemente inovadores, desenvolver sua equipe, aprofundar seu conhecimento sobre os clientes e evoluir como parceiros estratégicos completos dos departamentos comerciais a que atendem.”

Sobre os softwares da Guidewire

A Guidewire é a plataforma de confiança das seguradoras de P/C para engajamento, inovação e crescimento eficientes. Combinamos aplicativos digitais, core, análise de dados e machine learning para oferecer nossa plataforma em um serviço em nuvem. Mais de 540 seguradoras em 40 países, desde novas empresas no mercado até as maiores e mais complexas do mundo, operam com produtos Guidewire.

Como parceiro de nossos clientes, evoluímos constantemente para viabilizar o seu sucesso. Temos orgulho de nosso histórico inigualável de implementações, com mais de 1.600 projetos bem-sucedidos, desenvolvidos com o apoio do maior ecossistema de parceiros e equipe de P&D do setor. Nosso marketplace disponibiliza centenas de aplicativos que aceleram a integração, a localização e a inovação.

Para mais informações, visite www.guidewire.pt e siga-nos no X (anteriormente conhecido como Twitter) e LinkedIn.

Contato de mídia global

Contate-Nos