De caça a caçador: fórum de seguros da Guidewire em Colônia discute como transformar desafios da digitalização em vantagem

Seguradoras compartilham insights sobre como prosperar na era da digitalização e do engajamento de clientes
A Guidewire Software (NYSE: GWRE) fornecedora de softwares para seguradoras gerais recentemente realizou seu segundo fórum de seguros na Alemanha. Seguradoras dos países de língua alemã e da Polônia compartilharam suas experiências e forneceram insights, 28 março, 2018

A Guidewire Software (NYSE: GWRE), fornecedora de softwares para seguradoras gerais, recentemente realizou seu segundo fórum de seguros na Alemanha. Seguradoras dos países de língua alemã e da Polônia compartilharam suas experiências e forneceram insights sobre práticas recomendadas.

O primeiro a discursar foi Niels Zijderveld, diretor de vendas da Guidewire da Europa Setentrional e Central, que pediu que os participantes refletissem sobre a mudança de atitude em relação aos desafios criados pela digitalização e como as seguradoras podem usá-los em seu benefício para se posicionarem como caçadoras digitais proativas. Ele falou sobre a aspiração da Guidewire de fornecer uma plataforma padrão do setor para seguradoras gerais; um ecossistema, sustentado por parceiros, que capacitaria as seguradoras a comercializar serviços e produtos mais rapidamente e a reduzir o custo total de propriedade. Para que a plataforma do setor seja bem-sucedida, Zijderveld descreveu como soluções digitais, dados e análises, e sistemas principais precisam trabalhar em conjunto, de modo a fornecer um sistema principal inteligente.

Veja o que os palestrantes a seguir apresentaram:

• Guidewire: René Schoenauer, gerente de marketing de produto da EMEA, explicou como os produtos da Guidewire refletem o desenvolvimento do setor de seguros global e também são inovadores. Uma tendência atual é modernizar os sistemas de TI para garantir que o atendimento ao cliente seja personalizado, rápido, simples e de melhor qualidade. A maior eficiência pode ser alcançada convergindo todos os dados de diferentes áreas e armazenando-os em um núcleo inteligente, produzindo um conjunto de dados completo em um repositório de dados unificado. Desse modo, é fácil gerenciar dados sobre seguros, bem como processá-los ou avaliá-los usando análise preditiva em tempo real.

• Basler, Suíça: Philippe Boog, diretor de serviço, seguros de não-vida e OPEX, abordou o programa de digitalização da Basler e sua capacidade de passar da oferta para o contrato em três minutos. A linha de negócios automotiva da Basler é 100% digital. Todos os dados dos clientes são armazenados no portal do cliente, por isso, a empresa abandonou o envio de cópias impressas por correio. Boog enfatizou como o uso dos automóveis está mudando radicalmente, e como as seguradoras devem atender às necessidades em constante mudança dos clientes.

• Warta, Polônia: Rafal Stankiewicz, vice-presidente executivo do conselho da Warta S.A. (Talanx Group), descreveu como a Warta revolucionou a maneira como de lidar com sinistros no mercado polonês, as eficiências resultantes, a redução nos custos de sinistros, a integração de sistemas periféricos e a melhor interação com o cliente. Ele demonstrou o uso do seu chatbot para dispositivos móveis, o único aplicativo para liquidação de sinistros na Polônia, e como a Warta emprega avaliação de aprendizado de máquina com dados obtidos do Guidewire ClaimCenter™.

• Guidewire: Alexander Gnodtke, consultor de vendas funcionais, descreveu como a análise preditiva pode fazer a diferença ao lidar com sinistros e como as seguradoras podem otimizar o tempo, os custos e a força de trabalho se usarem essa técnica. Além disso, ele definiu o que a Guidewire quer dizer com Smart Core™ e demonstrou o uso da análise preditiva no processamento de sinistros.

• FRI:DAY: Silvan Saxer, diretor de estratégia ágil e cofundador, apresentou a história da seguradora FRI:DAY e explicou como ela conseguiu fazer a mais rápida implantação global do Guidewire InsuranceSuite™ na nuvem, em 60 dias. Ele também enfatizou a necessidade de focar na otimização contínua da experiência digital dos clientes.

• Guidewire: Oliver Winkenbach, diretor de soluções digitais, apresentou os produtos e a estratégia digital da Guidewire, bem como os benefícios que uma visão completa dos clientes traz para as seguradoras. Ele enfatizou a importância dos parceiros da Guidewire para o ecossistema digital, incluindo a Salesforce, e apresentou uma visão geral do chatbot da Guidewire. Winkenbach concluiu descrevendo como o Guidewire InsurancePlatform™ permite que as seguradoras interajam com os clientes em todos os canais.

• Basler, Alemanha: Wolfgang Pander, gerente de programa do projeto Guidewire, descreveu suas primeiras experiências com a implementação do Guidewire InsuranceSuite™, a importância de uma prova de conceito e o papel fundamental do planejamento adequado. Uma lição importantíssima aprendida pela Basler foi a de tomar decisões rápidas e sem hesitação.

• Zurich, Suíça: Michael Maise, diretor de TI para sinistros e financeiro, falou sobre a transformação e a digitalização dos processos de sinistros da Zurich e como essa foi uma oportunidade para introduzir na força de trabalho uma metodologia ágil e uma mentalidade “ágil” correspondente. Ele explicou que os maiores desafios encontrados durante o processo de implementação não foram, em geral, provocados pela Guidewire e como foi importante enxergar os projetos de transformação não apenas como projetos de TI, mas como pertinentes a toda a empresa.

• Brandes & Partners: Ulf Brandes, palestrante motivacional, perguntou, "Como as grandes empresas se tornam ágeis?" Ele explicou que as estruturas empresariais tradicionais moldam e limitam nossa capacidade de mudar e experimentar. Brandes afirmou que a agilidade requer uma combinação de estratégia, metodologia e mentalidade, sendo que a última é a mais desafiadora. Para se tornar ágil com sucesso, as grandes organizações precisam ter uma combinação de curiosidade e coragem.

Sobre os softwares da Guidewire

A Guidewire é a plataforma de confiança das seguradoras de P/C para engajamento, inovação e crescimento eficientes. Combinamos aplicativos digitais, core, análise de dados e machine learning para oferecer nossa plataforma em um serviço em nuvem. Mais de 540 seguradoras em 40 países, desde novas empresas no mercado até as maiores e mais complexas do mundo, operam com produtos Guidewire.

Como parceiro de nossos clientes, evoluímos constantemente para viabilizar o seu sucesso. Temos orgulho de nosso histórico inigualável de implementações, com mais de 1.600 projetos bem-sucedidos, desenvolvidos com o apoio do maior ecossistema de parceiros e equipe de P&D do setor. Nosso marketplace disponibiliza centenas de aplicativos que aceleram a integração, a localização e a inovação.

Para mais informações, visite www.guidewire.pt e siga-nos no X (anteriormente conhecido como Twitter) e LinkedIn.

Contato de mídia global

Contate-Nos